Carnaval 2024: Saúde alerta para prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis
07/02/2024 08:10 em Novidades

Nos próximos dias começa o Carnaval, um momento de muita alegria e descontração, mas para que essa festa aconteça com muita tranquilidade, a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), ressalta que é extremamente importante que a população se mantenha em alerta, especialmente em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como o HIV, sífilis, HPV, hepatite A, entre outras.

O uso da camisinha masculina ou feminina em todas as relações sexuais ainda é a medida mais acessível, segura e eficaz para evitar as ISTs e, até mesmo, uma gravidez não planejada.

No entanto, com relação ao HIV, existem métodos adicionais, além do uso dos preservativos, para evitar a infecção, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que podem ser usadas de forma combinada à camisinha.

A PrEP é um método de prevenção ao HIV que consiste na ingestão de medicamentos que protegem o corpo da infecção em caso de possível contato com o vírus. O método pode ser utilizado por pessoas a partir dos 15 anos. Existem dois tipos de PrEP, a diária e a sob demanda.

Outra medida de prevenção que pode ser adotada antes da festa é a realização de testes rápidos para o diagnóstico de ISTs.

Os testes são realizados nas unidades básicas de saúde de forma segura e sigilosa e ficam prontos em até 30 minutos,  explica o médico infectologista da DIVE/SC, Dr. Eduardo Campos de Oliveira. Todas as medidas de prevenção são disponibilizadas gratuitamente.

COMENTÁRIOS